Cirurgia refrativa – Procedimento seguro que corrige seus problemas de visão

INÍCIO | NOTÍCIAS | Cirurgia refrativa – Procedimento seguro que corrige seus problemas de visão

Cirurgia refrativa – Procedimento seguro que corrige seus problemas de visão

O procedimento é simples e promete livrar pessoas com astigmatismo, hipermetropia e miopia do uso dos óculos e das lentes de contato

Você já ouviu falar sobre a cirurgia refrativa? Talvez o termo seja um pouco técnico demais, mas esse procedimento é como os médicos chamam a tão sonhada operação para corrigir alguns dos problemas de visão mais comuns. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,2 bilhões de pessoas no mundo têm problemas de visão. E com o avanço da medicina e com as inúmeras inovações tecnológicas trazidas pela ciência, já é possível solucionar muitos desses problemas com uma cirurgia simples, segura, a laser e bastante rápida.

sse procedimento cirúrgico é utilizado para tratar a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia, podendo reduzir ou até mesmo eliminar a necessidade do uso de óculos ou lentes de contato. Segundo a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR), a cirurgia refrativa foi desenvolvida para corrigir essas falhas que fazem com que o olho humano não consiga focar adequadamente as imagens.

Assim, quem é míope não consegue enxergar muito bem de longe, quem tem astigmatismo sofre com uma visão embaçada e as pessoas com hipermetropia têm dificuldades para enxergar de perto. Dessa forma, precisam utilizar algum auxílio externo como óculos ou lentes de contato.

Mas nem todos ficam confortáveis quando obrigados a usar esses reforços. Alguns, inclusive, têm profissões que limitam ainda mais suas escolhas. Já pensou em um professor de natação, por exemplo, que passa muitas horas do dia dentro da piscina? Para ele é bastante difícil usar tanto óculos quanto lentes.

Para esclarecer mais sobre as cirurgias refrativas, respondemos algumas das principais dúvidas:

  • Todo mundo pode fazer a cirurgia refrativa?
    A indicação da cirurgia é sempre feita pelo médico oftalmologista após o exame oftalmológico que avalia o paciente para indicar ou não indicar o procedimento. É o médico que também definirá qual a melhor técnica cirúrgica para o seu caso.
  • Tenho menos de 18 anos, posso operar?
    A Diretriz de Cirurgia Refrativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR) indica a cirurgia refrativa em pacientes com menos de 18 anos de idade quando o tratamento convencional, ou seja, o uso de óculos ou lentes de contato não for possível.
  • Vou sentir dor?
    Antes de iniciar a cirurgia, o médico responsável aplica um colírio anestésico que torna a operação indolor.
  • Há riscos?
    Qualquer procedimento cirúrgico envolve riscos e o médico oftalmologista é o responsável por traçar o melhor plano operatório. Porém a cirurgia refrativa é considerada muito segura. Segundo divulgado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a chance de problemas decorrentes da operação é muito baixa: menos de um paciente a cada 1.000 casos tem efeitos negativos.


Essas são as dúvidas mais comuns sobre as cirurgias refrativas. Porém o médico oftalmologista poderá explicar todos os detalhes do procedimento para que o paciente se sinta seguro em realizar a operação.

Vidia Assessoria
× Tem dúvida? Me chama pra conversar!