Cirurgia por vídeo – Conheça as vantagens desse procedimento

INÍCIO | NOTÍCIAS | Cirurgia por vídeo – Conheça as vantagens desse procedimento

Cirurgia por vídeo – Conheça as vantagens desse procedimento

Por ser minimamente invasiva, a cirurgia por vídeo – videolaparoscopia nos termos médicos – traz diversos benefícios ao paciente, como cicatrizes muito mais sutis, menor risco de infecção e recuperação mais rápida

A inovação tecnológica está presente no dia a dia de toda a sociedade, inclusive na rotina médica e no atendimento ao paciente. Na cirurgia geral, os avanços também são constantes e caminham cada vez mais para o desenvolvimento de metodologias e soluções que tornem as operações menos agressivas ao organismo.

É o caso da cirurgia por vídeo – videolaparoscopia nos termos médicos –, procedimento minimamente invasivo que tem como objetivo diagnosticar e tratar doenças que afetam a região abdominal e pélvica. Assim, é uma técnica muito utilizada por ginecologistas e urologistas para tratar, por exemplo, mioma, câncer, cálculo renal, endometrioma, hérnia inguinal e, também, para retirada do útero e da vesícula biliar.

São vários os benefícios da cirurgia por vídeo. Segundo publicação do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), o procedimento agride muito menos o tecido humano fazendo com que a recuperação seja muito mais rápida. Por ser um procedimento minimamente invasivo, permite a manutenção da alimentação oral e garante que o paciente possa se movimentar precocemente, retornando muito mais rápido às suas atividades e, além disso, com cicatrizes mais sutis do que as obtidas após cirurgias comuns.

Além da recuperação mais rápida, outras vantagens da videolaparoscopia, segundo o CBC, são: menos dor no pós-operatório, e menor risco de complicações e de infecções. O procedimento também torna a cirurgia mais rápida e faz com que o paciente fique internado por menos tempo. São exemplos de cirurgias por vídeo a apendicectomia (para remoção do apêndice inflamado ou infectado), a histerectomia (para retirada do útero) e a colectomia (para remoção total ou parcial do cólon e dos gânglios linfáticos).

De acordo com artigo ‘Aplicações da cirurgia videolaparoscópica em crianças’, publicado no Jornal de Pediatria, o procedimento demonstra iguais benefícios ao ser utilizado em crianças. Segundo o estudo, “as principais vantagens incluíram mínimo trauma cirúrgico, pouco tempo de internação e melhor estética”. Mesmo sendo um procedimento minimamente invasivo e com menor duração que a cirurgia convencional, deve ser realizado em ambiente hospitalar sob anestesia geral. A alta costuma ser dada após 24 horas.

Lista de benefícios da videolaparoscopia em relação à cirurgia convencional:
– Menos agressão aos tecidos;
– Cicatrizes menores, que resultam em vantagens estéticas;
– Menos dor no pós-operatório;
– Recuperação mais rápida;
– Redução no período de internação hospitalar, ou seja, retorno mais rápido às atividades habituais;
– Menor tempo/duração da cirurgia;
– Redução na incidência de infecções.

Vidia Assessoria
× Tem dúvida? Me chama pra conversar!